Emburrecimento Programado | Vlogoteca

   

Ana Campagnolo

 

Published on Sep 24, 2019

Confira este livro que está sendo lançado no Brasil com exclusividade na minha livraria, assim como os outros títulos selecionados para a promoção "Educação em Crise", acesse: https://livrariacampagnolo.com.br/
___
Há anos o Brasil figura nas piores colocações dos índices internacionais de qualidade da educação. Você sabe por que tem sido tão difícil reverter esse quadro negativo? A obra do professor John Taylor Gato, “Emburrecimento Programado”, que obteve grande influência nos Estados Unidos a partir de sua publicação em 1992, aponta algumas das causas que provocam as deficiências constatadas na formação e no desenvolvimento intelectual da maioria das nossas crianças.

Crítico da unificação dos sistemas de ensino, que acabam sempre nivelando por baixo as perspectivas de aprendizagem, ele é um ferrenho opositor dos conceitos que vigoram unânimes no Brasil há décadas: a ideia de se constituir um currículo nacional comum – até porque, segundo ele, já temos um currículo oculto cujo objetivo é emburrecer, e nenhuma mudança nos conteúdos pode reverter seus efeitos macabros, tendo em vista que as escolas acabam servindo como um mecanismo de engenharia social, sendo a educação compulsória e obrigatoriedade nociva para as crianças.

Mas sua análise não é superficial, tanto que ele percebe não lança a culpa dessa situação nos professores ruins ou na falta de investimento – injetar mais dinheiro ou mais gente nessa instituição doente fará apenas com que ela fique ainda mais doente –, mas enfatiza que se queremos mudar o que está rapidamente se transformando num desastre de ignorância, temos de compreender que a instituição escolar serve para “escolarizar”, mas não para “educar”, e que “educar” e “escolarizar” são termos mutuamente excludentes.
___
Acesse https://livrariacampagnolo.com.br, confira as dicas de leitura e aproveite as promoções. Visite o site https://anacampagnolo.com.br e me siga nas redes sociais para saber tudo sobre a nossa atuação cultural e o trabalho do mandato.


  AutoPlay Next Video