Olvidarte no podrán - Canção dedicada à Maria Eva Duarte de Perón

View on YouTube
Download Torrent

YouTube Views: 1,028
Category:  Music

 
   

SDV II

 

Published on May 7, 2021

Canção dedicada à "Jefa Espiritual de la nación", esta versão retirei do filme "Eva Perón - La verdadera historia". A outra versão interprerada por Patricia Sosa encontra-se em meu compilado de uma hora que subi há alguns meses.

Nasceu em 7 de Maio de 1919 em "Los Toldos", antes de se tornar Primeira-Dama da Argentina, Eva foi atriz, e em 1937 estreou no cinema no filme "Segundos Afuera" e, em seguida, foi contratada para fazer radionovelas.

Em 1944 conheceu Juan Domingo Perón, então ministro do Trabalho e da Guerra. No ano seguinte, Juan Perón foi preso pelos militares, a atriz Eva Duarte, organizou comícios populares que forçaram as autoridades a libertá-lo. Pouco depois casou-se com Perón, que se elegeu presidente em 1946. Famosa por sua elegância e seu carisma, ela teve um desempenho político notável em um momento em que a discriminação contra as mulheres atingiu níveis muito altos em todo o mundo. Evita conquista ao Peronismo o apoio da população pobre, na maioria migrantes de origem rural a quem ela chamava de "Descamisados".

Em 1948 fundou a "Fundação Eva Perón", por meio da qual construiu hospitais, asilos, escolas, promoveu o turismo social com a criação de colônias de férias, difundiu o esporte entre as crianças por meio de campeonatos que abrangeram todo o país, concedeu bolsas para estudantes, auxílio-moradia e promoção das mulheres em várias facetas, assumindo assim uma posição ativa nas lutas pelos direitos sociais e trabalhistas, em 1949 fundou o Partido Peronista Feminino.

Em 1951, "Evita" escreve o livro "La razón de Mi Vida", onde emite as suas opiniões a respeito do Feminismo e de que ela queria fazer um movimento que focasse na valorização da mulher, e não na subversão da ordem natural pregadas pelas feministas da União Democrática. Também, nesse livro, além de deixar claro os postulados do justicialismo ela enfatizava sobre a função da mulher e o resgate dos valores fundamentais, que seriam feitos na valorização do lar e da mulher como dona de casa, depois outras coisas.

Devido às primeiras eleições presidenciais com sufrágio universal, o movimento operário propôs Evita como companheira da chapa de Perón, como candidata a Vice-presidente. Porém, o câncer de Eva começou a debilitá-la então, ela renunciou à candidatura no dia 31 de agosto no dia conhecido como “Dia da Renúncia”, o primeiro e o último voto dela, foi numa cama de um hospital. Enfim, Perón é reeleito com 62% dos votos, quase 60% dos votos femininos foram dados ao Peronismo.

No ano seguinte (1952), Eva faleceu de câncer de útero em 26 de julho de 1952, aos 33 anos. Após sua morte recebeu homenagens oficiais, sendo velada no Congresso Nacional e na Confederação Geral do Trabalho (CGT), num grande evento nunca antes visto no país.

▪Letra/Lyrics:

Te pueden amar...
Te pueden odiar,
Te pueden llevar en el alma

Se puede contar...
Una historia irreal
Pero olvidarte no podrán.

Te pueden herir...
Te pueden llorar,
Te pueden creer una santa

Hablar de dolor...
Y un amor sin piedad,
Pero olvidarte no podrán.

Si dejaste el corazón en este suelo,
Y creíste en tu batalla día a día...
Cuantos que te extrañan
Y esperan todavía
Si aquí dejaste tu vida...

Se abren los balcones...
Vuelan ruiseñores
Y algo se agiganta
Cuando un pueblo canta
Con el corazón...

Frágil como un hada
Furia despiadada,
Un lobo herido
Casi en un suspiro...
Hablaste de amor...

¿Quien puede contar
La historia real?
¿Quien puede saber
De tus penas?

Tal vez comprender
Como fue una mujer
Que fue bandera alguna vez...

Pudiste reír
Pelear bajo el sol,
Llorar en un día de lluvia...

Te pueden negar
Hasta el día final,
Pero olvidarte no podrán...

Si dejaste el corazón en este suelo,
Y creíste en tu batalla día a día...
Cuantos que te extrañan
Y esperan todavía
Si aquí dejaste tu vida...

Se abren los balcones...
Vuelan ruiseñores
Y algo se agiganta
Cuando un pueblo canta
Con el corazón...

Frágil como un hada
Furia despiadada,
Como un lobo herido
Casi en un suspiro...
Hablaste de amor...

...hablaste de amor...


  AutoPlay Next Video