Isabel y Fernando (En pié camaradas) - Música Nacionalista Espanhola [LEG PT/BR]

View on YouTube
Download Torrent

YouTube Views: 1,191
Category:  Music

   

SDV II

 

Published on Oct 6, 2020

Vídeo repostado, faz meses que eu tenho um "projeto" de repostar todos os vídeos antigos de 1 ano atrás, hora de colocá-lo em prática.

“En pie, camaradas” é uma das antigas canções das JONS, composta em Valladolid por volta de 1931-32.
 Ela foi Muito cantada na Divisão Azul.

 Em outubro de 1931, Onésimo Redondo e Ramiro Ledesma fundiram suas respectivas organizações (Juntas Castellanas de Acción Hispánica e Conquista del Estado), dando origem às Juntas de Ofensiva Nacional Sindicalista (JONS).
 Pouco depois (talvez em janeiro de 1932), surge este hino, que foi citado como o hino dos JONS de Valladolid no semanário "Libertad". Ele teve grandes raízes nas OOJJ (Organizações Juvenis) e, posteriormente, na Frente Juvenil.

O autor da letra, Manuel Casado Travesí, havia estudado Direito na Universidade de Valladolid e morreu no naufrágio do navio de transporte "Castillo de Olite", ao largo de Cartagena, em 7 de março de 1939, na tentativa de desembarque de tropas nacionais.

 O autor da música, Suárez-Granda, era um Jonsista de Valladolid, incorporado na FE de las JONS.

Ah, e para quem não sabe Isabel e Fernando foram os "Reis Católicos da Espanha" os responsáveis pela expulsão dos Muçulmanos da Espanha, e financiaram a exploração de Cristóvão Colombo que resultou no Descobrimento da América (embora o objetivo dos soberanos fosse a descoberta do caminho marítimo para a Índia).

PS: A sigla "SDV" não significa: "SeDeVacantista" XD.

Letra/Lyrics:

En pie, camaradas, y siempre adelante, cantemos el himno de la juventud,
El himno que canta la España gigante
Que sacude el yugo de la esclavitud.

De Isabel y Fernando el espíritu impera, moriremos besando la sagrada bandera. Nuestra España gloriosa nuevamente ha de ser la nación poderosa que jamás dejó de vencer.

El sol de justicia de una nueva era,
Radiante amanece en nuestra nación.
Ya ondea en los aires la pura bandera
Que ha de ser el signo de la redención.


  AutoPlay Next Video